Analise qualitativa de biomoléculas
ANÁLISE QUALITATIVA DE BIOMOLÉCULAS
25 DE MARÇO – 2013
BRASÍLIA – DF
INTRODUÇÃO
As macromoléculas, ou biomoléculas, são compostos constituídos por substâncias relativamente mais simples. Proteínas, ácidos nucleicos, lipídeos e carboidratos fazem parte desse grupo.
"As proteínas são as biomoléculas mais abundantes nos seres vivos e exercem funções fundamentais em todos os processos biológicos." (MOTTA, p.63, 2009).
Para a determinação da proteína, será feito o segundo teste com o reagente biureto, e caso seja uma proteína, o composto apresentara uma cor azul-violeta.
Esses compostos são formados a partir da síntese de aminoácidos, existindo milhares delas, cada uma com uma estrutura e função diferenciada, variando de acordo com o tecido em que esta proteína está inserida. Esses aminoácidos possuem uma estrutura onde consiste um radical, sendo uma constante, a qual se difere na formação de cada proteína. Informações gênicas contidas no núcleo de cada célula determinam a sequência de aminoácidos que irão definir as características das proteínas. Essas características exercem funções como: construtoras, contração muscular, suporte, defesa, transporte, enzimático, hormonal, receptores, sinalização e comprimento da membrana. Um dos reagentes utilizados para identificação de aminoácidos é a ninhidrina, que usaremos no primeiro teste, ao misturarmos a ninhidrina com aminoácidos ela apresenta a cor violeta.
Figura 1: estrutura dos aminoácidos
Carboidratos são considerados uma das quatro classes principais de biomoléculas. Possui diversas funções no corpo humano, entre essas funções temos a geração de energia rápida, que possibilita a formação de ATP. Compõem a estrutura de alguns carboidratos.
"Aldeídos e cetonas contem o grupo carbonila, um grupo no qual um átomo de carbono se liga ao oxigênio por uma ligação dupla" (SOLOMONS, p.55, 2001).
Figura 2: estrutura dos aldeídos
Figura 3: estrutura das cetonas