Pré-relatório de Analise qualitativa de biomoléculas
PROFESSOR (A): PATRÍCIA SILVESTRE LIMEIRA.
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA.
HORÁRIO: 4DE
PRÉ-RELATÓRIO nº 2
ANÁLISE QUALITATIVA DE BIOMOLÉCULAS
INTRODUÇÃO
Biomoléculas são moléculas inteiramente interligadas ao sistema biológico. Somente seres vivos as sintetizam, fazendo parte de sua constituição, estrutura e funcionamento. Podem ser classificadas em inorgânicas e orgânicas. As orgânicas, são fundamentais em nosso corpo, pois desenvolvem funções vitais. Em suas estruturas são encontrados átomos de carbono, este elemento capaz de formar quatro ligações, hidrogênio e oxigênio, e com diferenciação dependendo de da macromolécula, os nitrogênio, fosfato.
PROTEÍNA
As proteínas são as macromoléculas mais complexas. Participam de quase todas as reações químicas no processo biológico (MARZZOCO, 2007), por ter grande diversificação de funções, exercendo funções estruturais e dinâmicas. Em suas funções estruturais, com a queratina, colágeno e elastina, por exemplo, compõem a matriz para o osso e tecido conjuntivo, sendo assim “tijolo-e-argamassa” que é a força estrutural e elasticidade. (DEVLIN, 2007). Em suas funções dinâmicas agem como catalisadoras (enzimas), transporte, imunização (anticorpos), hormonal, contração muscular.
A formação de uma proteína vem de ligações de aminoácidos, que são as subunidades estruturais básicas. Os aminoácidos são formados por um grupo amino e um grupo carboxila ligados ao carbono, ao qual se liga ainda ao hidrogênio à cadeia lateral ou grupo R, este último caracteriza o aminoácido.
Fig. 1-(http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/proteinas.htm) As propriedades das cadeias laterais categorizam os aminoácidos em apolares e polares, consequentemente define a solubilidade, reatividade química e potencial para formar ligações com o hidrogênio.
Os aminoácidos apolares, com hidrocarboneto em sua cadeia lateral, não interagem com a água.