Analise qualitativa de Biomoléculas
INTRODUÇÃO
As biomoléculas possuem características químicas comuns às demais moléculas da natureza. Porém quando associadas em um sistema biológico, possuem uma dinâmica própria de regulação e síntese, que proporcionam as características de cada ser vivo. O ambiente ideal para que ocorram estas reações é a célula, com uma série de organelas especializadas nas mais variadas funções bioquímicas. (VIEIRA, 2003)
PROTEÍNAS
Proteínas são polímeros constituídos de unidades simples chamadas aminoácidos. A hidrólise de proteínas produz aminoácidos. Existem 20 aminoácidos conhecidos que podem ser produzidos pela hidrólise de proteínas. Todos esses aminoácidos, exceto a glicina, que não possui carbonos quirais, tem a configuração L.
Um aminoácido é um ácido orgânico que tem um grupo amina (-NH2) ligado a uma cadeia contendo um grupo ácido. Embora os grupos amina possam estar em qualquer lugar na cadeia, os aminoácidos encontrados na natureza têm, usualmente, o grupo amina na posição alfa do carbono, ou seja, o átomo de carbono adjacente ao grupo ácido. Os aminoácidos podem ser divididos em dois grupos, polares e apolares, dependendo da polaridade do grupo R ligado ao carbono alfa. Se o grupo R é apolar; o aminoácido será menos solúvel em água do que um aminoácido contendo um grupo polar. Um grupo R polar, - OH, - SH, NH2 ou – COOH produz um aminoácido polar. Tais aminoácidos são solúveis em água. O corpo pode sintetizar alguns aminoácidos que necessita, mas não todos. Aqueles que não podem sintetizar devem ser supridos pela alimentação. Esses aminoácidos são chamados de nutricionalmente essenciais. (MARZZOCO, 2007)
Figura 1: Estrutura geral de um aminoácido (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:AminoAcidball.svg)
Os aminoácidos podem formar polímeros pela ligação do grupo carboxila de um aminoácido com outro grupo amino de outro. Esta ligação carbono-nitrogênio, chamada de ligação peptídica, é obtida, teoricamente, por