Contabilidade Financeira
INTRODUÇÃO
Na disciplina de Contabilidade Financeira I foi incumbida a apresentar um trabalho crítico sobre o Plano Geral de Contas.
Como trabalho de investigação sobre críticas de um plano de contas é necessário dizer em primeiro lugar que a base principal será de facto a consulta sobre tudo o que anda em volta dos métodos para a elaboração deste instrumento que faz parte da normalização contabilística. Também não é menos verdade de que o tendo em conta o que já aprendi ou estou a aprender irei ao longo do trabalho apresentar as minhas ideias inovadoras que poderão contribuir (se for o caso) para no futuro se reflectir sobre este instrumento muito importante para os registo de dados económicos e financeiros.
Sendo a Contabilidade um instrumento de recolha, registo, análise e interpretação de dados que influencia a riqueza das empresas, é sem dúvida um elemento muito importante de informação económica para uma melhor gestão.
Sugeria a introdução de certas contas e subcontas que acho que deveriam constar no actual PGC e a aplicação de outra denominação a outras já existentes para permitir um uso adequado e específico das mesmas e não considera-las conta "saco" como tem acontecido com certas contas.
No nosso actual PGC não permite a criação de provisões ao longo do ano somente no final do exerciso (fecho), o que não é muito viavél hoje para a maior parte das entidades devido aos riscos que possam ocorrer ao longo do ano nas suas actividades,investimento e mesmo a oiscilaç`ao da moeda. Portando sou de opinião que se deveriam criar tais provisões e que se comportariam da seguinte forma1:
1. Provisão para aplicação de Tesouraria - esta conta serviria para registar as diferenças entre o custo de aquisição e o preço de mercado das aplicações de tesouraria, quando este fosse inferiro e seria constiruída ou reforçada através da correspondente conta de custos, sendo debitada na medida em que reduzirem