Análise qualitativa de biomoleculas
Professor (a): PATRÍCIA SILVESTRE LIMEIRA
Disciplina: BIOQUÍMICA
Horário: 3AB
RELATÓRIO N°01
Titulação de Determinação de pKa
Paloma Moraes Lima
INTRODUÇÃO:
De acordo com a teoria de Arrhenius, ácido é toda a substância que, em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+). E, a classificação de força dos ácidos é determinada a partir da quantidade de íons liberados a cada quantidade estequiométrica de ácido molecular.
Observe a ionização e dissociação do ácido acético em água:
As duas setas que indicam os sentidos das reações foram propositalmente postas em dimensões diferentes para mostrar que a dissociação dos íons ocorre com menor frequência do que a formação de CH3COOH molecular. Portanto, haverá em solução maior quantidade de ácido acético do que seus íons derivados.
Uma titulação consiste na adição de uma base a uma solução aquosa de um ácido (ou um ácido a uma solução aquosa de uma base) em pequenas quantidades, medindo-se o pH da solução após cada adição. A solução que se adiciona é chamada titulante e a que sofre a adição é titulada. O resultado de tais medições (título) é uma curva de forma sinusoidal em que o centro geométrico corresponde ao pKa do ácido. Num contexto bioquímico, interessa saber as propriedades de ácidos e bases fracos, pelo que as titulações destes são sempre feitas com bases e ácidos fortes, respectivamente.
Titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto. As titulações podem ser do tipo ácido – base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante. (ATKINS; JONES, 2006)
Em uma titulação, pequenos volumes da solução de reagente – o titulante, são adicionados ai analito (titulado) até que a reação termine. (HARRIS, 2005)
Figura 01: Gráfico de titulação ácido-base. (wikilivros.com.br)
Como se pode notar, na zona central do gráfico a