Contabilidade
O inventário permanente é o sistema em que há o controle de estoque de forma contínua, sendo efetuada a baixa das mercadorias ou dos produtos industrializados em cada operação de venda, pelo Custo das Mercadorias Vendidas (CVM) ou Custo dos Produtos Vendidos (CPV), através de programas próprios ou fichas de controle específicas, apresentando o seu saldo final, independentemente da averiguação pela contagem física de seus itens. É muito utilizado nas empresas de médio e grande porte.
Sistema de inventário Periódico:
O inventário periódico é o sistema em que há o controle de estoque pela averiguação da contagem física de seus itens, ou seja, não é efetuado o controle contínuo das movimentações de entrada e saída de mercadorias ou de produtos, bem como de seu saldo final. É muito utilizada em empresas de pequeno porte.
O Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) ou o Custo dos Produtos Vendidos (CPV) é apurado pela seguinte fórmula:
CMV ou CPV = Estoque Inicial (EI) + Compras (C) - Estoque Final (EF)
Da fórmula acima se pode deduzir o Resultado com Mercadorias (RCM), que para fins gerenciais correspondente ao "lucro" ou "prejuízo" auferido nessas operações, no período, conforme a seguinte expressão:
RCM = Vendas (V) - CMV ou CPV
1.1. Folha de Pagamento – Conceitos e Elementos
1.1.1. Conceito de Folha de Pagamento
Documento elaborado pela empresa, no qual se relaciona, além dos nomes dos empregados, o montante das remunerações, dos descontos ou abatimentos e o valor líquido a que faz jus cada um dos empregados.
1.1.2. Elementos da Folha de Pagamento
Por mais simples que seja a Folha de Pagamento, ela apresentará, pelo menos, os seguintes elementos: – Valor Bruto da remuneração (salário e demais vantagens)
1.2. Contabilização da Folha de Pagamento
1.2.1. Regime de Competência
No último dia do mês, quando é elaborada a Folha de Pagamento, são efetuados os lançamentos contábeis: – Das despesas com salários –