Questão 5
Robert King Merton nasceu na Filadélfia em 05 de julho de 1910, com o nome de Meyer R. Schkolnick. Foi um sociólogo americano, importante teórico da burocracia, da sociologia da ciência e da comunicação de massa.
Passou boa parte da sua vida profissional na Universidade de Columbia onde, juntamente com seu colaborador Lazarsfeld esteve por 35 anos e desenvolveu o Departamento de Pesquisa Social Aplicada, foi aí que surgiram os primeiros grupos focais. Robert Merton foi professor em Harvard, até 1939, quando enfim passou a lecionar e tomou o cargo de chefe do departamento de sociologia da Universidade de Tulane.Em 1941, prosseguiu sua carreira na Universidade da Colombia, tornando-se Giddings professor de Sociologia em 1963. Merton foi nomeado para posto mais alto da universidade acadêmica, professor universitário, em 1974 e tornou-se professor de serviço especial em cima de sua aposentadoria em 1979, um título reservado pelos administradores para o corpo docente emérito de que “‘prestação de serviços especiais para a Universidade”.
O teórico também foi diretor adjunto da Mesa da universidade de Pesquisa Social Aplicada entre 1942-1971. Ele era membro importante do corpo docente formado na Universidade Rockefeller, e foi o primeiro Foundation Scholar na Russell Sage Foundation, Robert Merton se aposentou em 1984. A universidade de Columbia reconhecendo a contribuição duradoura para a bolsa estabeleceu a Robert K. Merton Professorado em Ciências Sociais em 1990.
Durante os últimos anos de sua vida, enquanto lutava e vencia seis diferentes cancros, a sua editora italiana, Il Mulino, convenceu-o a autorizá-la a publicar seus escritos sobre a serendipidade como livro. Poucos dias antes de sua morte em 2003, a sua esposa, a socióloga Zuckerman, recebeu a notícia de que a Princeton University Press havia aprovado a publicação da versão inglesa, com o título The Travels and Adventures of Serendipity.
Merton foi considerado de pioneiro na