Analise Da Escrita
Entrevistado: Gabriel de 8 anos
A criança não apresentou duvidas enquanto escrevia, escreveu muito rápido e de letra de mão.
Rapidamente fez uma frase, conforme solicitei com suas ideias de Acordo com que aviamos escrito, na lista de itens da suposta festa.
De acordo com a teoria da Psicogênese a criança esta na fase alfabética, Sendo assim a criança resolvem as questões o que e como da forma como o fazemos nós, adultos bem alfabetizados. Assim como nós as crianças o fazem, mesmo sem conseguir Verbalizar, ela já entende a construção da escrita e para que serve, já não usam mais código e sabem perfeitamente o significado das palavras e letras.
Alfabetização é o processo de ensino ou aprendizado das técnicas de leitura e escrita de um idioma. É conhecer as letras e a formação de palavras. É ser capaz de escrever um recado simples e ler palavras em jornais, por exemplo.
Letramento assume um contexto mais social quando diz que mesmo pessoas alfabetizadas (sabem ler e escrever) têm dificuldade de redigir um documento, preencher formulários, escrever ofícios e etc. Letramento seria a capacitação do alfabetizado de dar uso "social" da sua habilidade de ler e escrever e, dessa forma, ter participação ativa no mercado de trabalho e outras formas de atividades políticas e sociais.
Os dois processos estão interligados. À medida que se domina mais e mais a habilidade de ler e escrever (alfabetização), também aumenta a capacidade de se dar uso social a essa habilidade (letramento).
Embora na prática a alfabetização começa antes do letramento, na realidade os dois processos deveriam andar juntos, ou seja, o educador deveria alfabetizar "letrando".
A criança entrevistada se encontra alfabética não mais na hipótese alfabética porque ela já conhece o domínio da escrita alfabética, tem agilidade no processo de tradução de escrita para oral e oral para escrita.
Consegue criar pequenos textos e frase, assim como já introduz o uso da gramatica.