Tec Jogos Cooperativos ANA
Técnica: Jogos cooperativos.
Descrição: São jogos ou dinâmicas em grupo, que tem por objetivo conscientizar sobre a cooperação e promover a ajuda entre as pessoas, os alunos jogam como parceiros, e não como adversários, assim eles aprendem a se colocar no lugar um do outro e não priorizar apenas o seu lado, unindo as pessoas e reforçando a confiança em si mesmo, e nos outros, ganhar ou perder não é o que realmente importa e sim a participação e a aceitação de todos e cada um no seu próprio ritmo, e os alunos aprendem a trabalhar em grupo, já que cada um tem uma parte a fazer, pode haver uma competição entre equipes, ou haver apenas uma equipe.
Vantagens: Promover a socialização e interação, estimular o comportamento inclusivo, domínio de si mesmo, auto controle e respeito ao próximo. Desenvolvimento de suas habilidades básicas como correr, saltar, arremessar, girar, pular e outros que permitem a descarga da agressividade, estimulam a auto expressão, ajudam na manutenção da saúde, favorecem o crescimento, colaboram no processo de ensino – aprendizagem.
Sugestões de uso: Podem ser usados em várias áreas, mas principalmente na matéria de educação física.
Alguns Exemplos de jogos cooperativos:
Nó Humano
Formação: alunos divididos em grupos de no máximo 9 alunos.
O professor pede para que os alunos do grupo fiquem em círculo e todos os alunos devem dar as mãos um aos outros entrelaçando as mãos. Nenhum aluno pode dar as mãos ao aluno do lado e também não pode segurar nas mãos da mesma pessoa. Termina a atividade quando os alunos do grupo, sem soltar as mãos formarem um círculo.
Essa atividade é ideal para o início do ano e serve para o professor conhecer quem é o líder do grupo, aquele que lidera as ações, conhecer o aluno mais acomodado, aquele que não toma nenhuma iniciativa e conhecer aquele aluno ‘malandrinho’, aquele que quando o professor não está olhando, ele solta as mãos ou da um jeitinho de