ENSINO DA OCLUS O WILKENS
723 palavras
3 páginas
Planejamento - Ensino da oclusãoConteúdo a ser abordado:
Desenvolvimento do sistema estomatognático, dos dentes e da oclusão.
Moldagem, montagem em ASA, importância do arco facial.
Registros em pacientes parcial e totalmente desdentados.
Análise oclusal e ajustes oclusais.
Desordens craniofaciais oriundas do edentulismo.
Fisiologia normal x Fisiologia desdentado.
Dores e ruídos articulares.
Bruxismo.
Reabilitações da oclusão e tratamento de DTMs.
AVALIAÇÃO - CONCEITO E TIPOS Conceito: a avaliação deve incidir sobre os objetivos planejados. Eles devem ser avaliados para verificar onde existem falhas que devem ser sanadas, ou onde se fazem necessárias adaptações ou reformulações.
O objetivo principal da avaliação é promover a melhoria da aprendizagem e dos cursos.
Tipo de avaliação:
1. Avaliação diagnóstica: feita antes e durante o processo instrucional, com o objetivo de diagnosticar algum tipo de problema como: o que acontece com aluno x?, em que medida o programa precisa ser reformulado?, em que ponto a instrução é falha?, os alunos possuem os pré-requisitos para a aprendizagem deste conteúdo?
Analisando-se aas respostas obtidas, têm-se informações para planejar alternativas de solução do problema.
2. Avaliação formativa: o procedimento de determinar deficiências durante o desenvolvimento do programa, e não apenas ao término deste. O objetivo desta formação é melhorar, aperfeiçoar constantemente o desempenho do aluno, programa ou material, reformulando quando necessário.
3. Avaliação somativa: é feita ao término de um programa ou do ano letivo, chama-se avaliação somativa, quando o objetivo de seleção. Ex.: exames finais, vestibulares, provas de concurso.
CONSTRUÇÃO DE ITENS DE TESTES Em qualquer sistema educacional, a avaliação é um componente essencial, que permitirá ao professor verificar se os alunos estão atingindo, ou atingiram, os objetivos propostos no planejamento. Para avaliar o desempenho dos alunos, o professor pode elaborar testes que meçam