Lista exercicios ltima etapa
Sistema: porção do universo sob análise. Todo sistema tem um contorno, paredes, fronteiras ou limites do sistema, que podem ser reais ou imaginários. Todos estes termos tratam de um conceito único: a superfície de contorno. O meio externo, ou entorno do sistema é a parte do universo próxima ao sistema que é afetada, em alguma medida, por ele.
Um sistema pode ser fechado, isto é, é uma porção constante de massa. Alguns autores, de princípio, definem sistema como sendo, necessariamente, o sistema fechado.
O sistema pode também ser aberto, quando a transferência de massa e energia ocorre através de seus limites. Nesse caso é mais usual que os autores o definam como volume de controle, e a superfície limítrofe, que em parte é permeável, é chamada de superfície de controle. O sistema pode ser também um sistema isolado, quando ele não transfere massa ou energia para o meio externo.
A propriedade de um sistema é qualquer característica avaliável de um sistema, e cujo valor depende das condições do sistema. O conjunto de propriedades define o estado termodinâmico do sistema. Às vezes as propriedades termodinâmicas fundamentais são denominadas de coordenadas termodinâmicas; a partir das propriedades fundamentais, várias outras podem ser deduzidas. As propriedades são internas, intrínsecas ao sistema, ou externas, aquelas que dependem do movimento ou da posição relativa do sistema. As propriedades do sistema são também comumente referidas como variáveis de estado ou funções de estado.
Coeficientes termodinâmicos
Os coeficientes termodinâmicos são relações entre propriedades termodinâmicas. Matematicamente falando, são derivadas parciais de uma propriedade em relação a outra. Exemplos:
Coeficiente de dilatação linear (L é comprimento, T é temperatura, p é pressão),
Calor específico isobárico (m é massa, T é temperatura, Q é calor, h é entalpia, p é pressão),
Coeficiente de compressibilidade