Trabalho MBA
Pluralismo Cultural nas Organizações
Professor Dr. Diêgo
Equipe:Thais Costa, Izabely, Odileide, Rayanne Maria e Júnior
Jaguaribe-Ce
2015
Compartilhamento de Significado
ÉMILE DURKHEIM
1ª Cena:
A família Simpsons, estabelecia suas metas individuas no período das férias de verão, contudo todos compartilhavam do mesmo significado que era atingir as metas traçadas por tradição familiar, onde a solidariedade era mecânica, pois para que os objetivos fossem alcançados só dependiam deles mesmos.
A consciência coletiva esta relacionada à primeira cena como cumprimento das metas estabelecidas pelo pai que no final todos deverão mostrar resultados positivos, para assim, chegar no ritual de verão, que funcionava como reconhecimento ou recompensa das atividades cumpridas que era a visita o museu.
Nesta etapa existe uma fila de entrada ao museu com muitas pessoas, por sua vez o pai mostra seu comportamento inadequado perante a sociedade agindo sem ética querendo cortar a fila e manipulando a todos que estavam por perto, causando assim a perda da moral do pai para os filhos, trazendo uma imagem que não corresponde aos fundamentos impostos por ele no inicio da cena onde estabelece as metas.
MAX WEBER
2ª Cena:
DOMINAÇÃO: Crença de LIZA,por acreditar na Teoria da Evolução.
AÇÃO SOCIAL: O professor fala sobre Teoria do Criacionismo.
RELAÇÃO SOCIAL: Liza não concorda com o Professor, pois acredita na teoria da Evolução e começa o questionamento.
DESIGUALDADE SOCIAL: Esta na própria relação do professor e aluno.
DISPUTA POLÍTICA: A disputa esta no conflito entre a aluna Liza e o professor, que mais adiante a historia tornou uma proporção maior levando o caso a uma audiência onde a mesma foi julgada por estar convergindo com as ideias da maioria.
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: Aconteceu quando a Liza conseguiu provar que sua teoria tinha sentido, com isso ganhou o caso na audiência e fez o seguinte questionamento com o