DIREITO E SOCIEDADE
Damaris Gurgel Santos1, Márcio Aparecido Siqueira2, Riqueli Costa Fernandes3, Yasmin Fernanda de Faria Silva 4, Prof. Dr. Mauricio M. Alves, Prof. Me. Luis Carlos A. de Aquino
1Univap/FD, dadagurgel@hotmail.com
2Univap/FD, marcio20091910@hotmail.com
3Univap/FD, rickfernandesflp@yahoo.com.br
4Univap/FD, yasminffaria@outlook.com
Univap/FD, mmalves@univap.br
Univap/FD, aquino@univap.br
Palavras-chave: São José dos Campos, Discriminação Racial, Globalização, Etnia, Justiça.
Área do Conhecimento: Direito
Resumo: O presente artigo tem por escopo apontar as politicas públicas em defesa da igualdade racial no município de São Jose dos Campos, abordando os avanços da manifestação do pensamento em virtude do respeito à etnicidade, ao qual resultou em conquista de direitos contra o preconceito e a desigualdade racial, no entanto é importante frisar que a discriminação racial, por muitas vezes, se encontra oculta por inúmeras atitudes e praticas excludentes, que, inegavelmente, podem ser disseminada através da globalização, encontrando adeptos às atitudes xenofóbicas ao redor do mundo, inclusive dentro do município em pauta.
Introdução
A partir da década de 50, houve um grande crescimento industrial do município de São José dos Campos – São Paulo, consequência da instalação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), atualmente denominado Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e também da inauguração da Via Dutra, em 1951.
Com a consolidação da economia industrial, houve, expressivamente, um grande crescimento demográfico da população municipal, que, atualmente, é composta por 629.921 habitantes residentes, conforme dados do IBGE 2010.
Contudo, como reflexo deste grande crescimento proporcionado pela globalização, deparamo-nos com os problemas sociais, principalmente a discriminação racial, que, muitas vezes, é enfrentada pelos órgãos públicos como mero índice