Direito na sociedade
O Direito vem com a finalidade de organizar a sociedade, impondo Leis, punindo, prevenindo e estabelecendo defesas que favoreçam uma melhor convivência, pois o ser humano não nasceu para viver isoladamente. Todos somos seres livres, mas é preciso saber usar essa liberdade para que a sociedade continue vivendo bem de forma que, um uso desordenado dessa liberdade resultaria no fim da humanidade já que temos interesses pessoais e que conflitos que possam atingir de alguma forma tais interesses, levaria o individuo a cometer justiça com as próprias mãos, daí a importância de se ter uma sociedade regrada para conter e prevenir ações que não seriam certas para uma boa convivência.
O Direito é o que conduz o homem dentro da sociedade. Conhecendo seus direitos o homem tende a fazer melhor suas escolhas, e para corrigir as infrações de quem opta pelas escolhas erradas, é aplicado penas de acordo com o delito cometido pelo agente. Sendo assim, é necessário conhecer seus direitos como também seus deveres para que haja um equilíbrio, pois praticando seus deveres é possível entender melhor seus direitos.
Para uma boa conduta, o Direito não deve beneficiar apenas um individuo, mas sim toda a sociedade, por isso deve estar aberto a transformações, pois o tempo muda a sociedade e ocorre inúmeros fatos novos que necessitam ser amparados pelo Direito, fica assim, evidente a necessidade que o Direito tem de estar sempre atualizado, acompanhando as mudanças e procurando sempre estar de comum acordo para beneficio de toda a sociedade.
A ação do Direito é de suma importância para manter a organização dentro da sociedade, embora em alguns casos a justiça aconteça de forma lenta. Porém se observarmos atentamente o que acontece a nossa volta, nota-se que sem as medidas tomadas pelo Direito, a sociedade se encontraria em condições bem piores, já que é baseada nas normas do Direito que se mantém a organização dentro da sociedade.