graduada
Quando a empresa está em atividade, dependendo do volume das operações, surgem novas necessidades de investimentos. Portanto, o capital de giro representa os recursos que a empresa demanda, com o objetivo de financiar suas necessidades operacionais, o qual engloba desde a aquisição de mercadorias, vendas e o recebimento das mesmas.
É o conjunto de valores, considerando todas as contas de liquidez, ou seja, caixa, bancos, contas a receber, estoques, tendo o importante papel de suprir a empresa de recursos financeiros para a aquisição e venda de mercadoria e produtos.
Trata-se dos recursos correntes (curto prazo) que geralmente são capazes de serem convertidos em caixa no prazo máximo de um ano, daí o termo giro.
Ao resumir o balanço patrimonial de uma empresa apresentando seus principais itens, permite que se identifiquem algumas definições da administração do capital de giro. (Assaf Neto,1997)
Balanço Patrimonial e Capital de Giro
ATIVO CIRCULANTE (AC) PASSIVO CIRCULANTE (PC) disponibilidades fornecedores valores a receber salarios e encargos sociais
Estoques empréstimos e financiamentos ATIVO REALIZAVEL A PASSIVO EXIGIVEL A
LONGO PRAZO (RLP) LONGO PRAZO (ELP) empréstimos e financiamentos debêntures ATIVO PERMANENTE (AP) PATRIMÔNIO LÍQUIDO (PL)
Investimento capital
Imobilizado reservas
Diferido lucros acumulados
Lucros Acumulados
Os itens do ativo circulante geram itens no passivo circulante, como por exemplo, a compra a prazo de mercadoria para venda que vai para o estoque (item do ativo circulante) gera uma obrigação com fornecedor (item do passivo circulante).
Para se produzir estoque e vendê-los, outros componentes operacionais, além das compras, fazem parte do ciclo ininterrupto das operações da empresa. Esses outros