Análise da escrita
"A escrita da criança não resulta de simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal." Emilia Ferreiro
JANEIRO 2013
Análise da escrita feita da aluna Maria, 8 anos, regularmente matriculada em uma Escola do Município de Rio Bonito no 1º ano, apresenta constantemente em sala de aula dificuldades de utilizar a linguagem oral, demonstrando irritação quando não é compreendida. Essa falta de legibilidade em sua fala faz com que se torne birrenta e chorona. Apresenta falta de coordenação motora fina e ampla e falta de equilíbrio no andar, correr, caminhar em linhas retas, movimento de pinça ou outro que exijam maior precisão.
Atividades que exijam sequência, lateralidade, localização espacial, percepção visual ou que requeiram desafios, apresenta resistência em realizá-las. Nas atividades de artes visuais como desenhos, dobraduras e pinturas mostra interessada.
É aprendiz bastante dependente necessitando sempre das intervenções da Professora de Apoio de Inclusão e da Professora Regente. Ainda precisa consolidar sua maturidade quanto às questões de organização com seu material e com objetos do uso pessoal. Apresenta muita dificuldade de manter a atenção e concentração.
Quanto ao seu desenvolvido cognitivo à aluna já utiliza a base alfabética para sua escrita, escreve o seu nome sem apoio visual, mas ainda necessita consolidar a apropriação da leitura e da escrita.
Sua socialização é ótima. É uma criança carinhosa e amorosa com todos da escola.
Segundo a Fonoaudióloga a educanda apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e conforme o Neuropediatra apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (CID 10: F83) e com possível consequência de uso de álcool materno durante a gestação (CID 10:P 04.3)
A atividade de diagnóstico foi uma lista de palavras dentro de um mesmo campo semântico com quantidade diferente de sílabas.
A atividade foi feita