Análise crítica técnicas de comunicação escrita
LAÍSA CALÁBRIA SOARES SIMIM
ANÁLISE CRÍTICA
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
BELO HORIZONTE
2012
FACULDADE MINAS GERAIS
LAÍSA CALÁBRIA SOARES SIMIM
ANÁLISE CRÍTICA
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Direito da FAMIG, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Português.
Prof.ª Ione Reis
BELO HORIZONTE
2012
As passagens as quais penso ser bem interessantes em nosso curso de Direito, são de fato, a inicial, onde “Quem não escreve bem... perde o trem” é fato, imagine só me colocando no lugar do gerente, eu advogada, formada de pouco me ocorre uma situação parecida, onde perco um Júri, por exemplo, o transtorno em minha carreira profissional, isso seria um transtorno não só para mim, quanto para a pessoa pela qual estarei advogando. Um segundo seriam os ganchos para agarrar o leito, suponhamos que esteja eu, redigindo uma petição endereçada a um Juiz, imagine se não for nem clara e nem objetiva, ou sequer tenha algo para que o Juiz tenha interesse em ler o que de fato quero transmitir, provavelmente o meu pedido seria negado. Desta forma penso que os dois fatos citados acima, não só me fizeram entender melhor no início do meu curso de Direito, o que muitos desvalorizam que é o Português, e bem específico, o fato do emissor para o receptor, a cordialidade que não pode faltar diante de qualquer que seja a transmissão da mensagem para que o destinatário tenha mais interesse no que diz, e consequentemente a mensagem sendo clara, evitará assim a interferência de ruídos, sejam eles ruídos positivos ou negativos.
RESUMO DA OBRA
O primeiro capítulo do livro nos informa sobre a importância da transmissão de uma comunicação, onde ao deixarmos algo escrito devemos ser bem claros no que escrevemos, pois cada qual tem seu modo de interpretação, portanto se não formos claros no que falamos, pode ser que a nossa mensagem não seja tão bem transmitida, quanto