Osteoporose
O que é Osteoporose?
A OSTEOPOROSE é uma alteração da densidade óssea que afeta principalmente mulheres a partir da menopausa tornando os ossos mais frágeis e mais suscetíveis a fraturas.
A diminuição do estrogênio, hormônio feminino nessa fase acarreta nas mulheres a diminuição da reabsorção óssea. Estima-se que uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima dos 50 anos têm osteoporose. Como é um processo natural de envelhecimento, a osteoporose não apresenta sintomas, desenvolvendo-se em geral, silenciosamente, sendo que o diagnóstico muitas vezes é feito após uma fratura, por isso os exames diagnósticos são importantíssimos.
A DENSITOMETRIA ÓSSEA é o exame mais indicado para o diagnóstico de OSTEOPOROSE ou OSTEOPENIA (estágio intermediário entre um osso com densidade normal e um osso porótico - vide foto).
Posso prevenir a Osteoporose?
Entre os fatores de prevenção estão: atividade física orientada, dieta rica em cálcio e reposição hormonal de estrogênio pós-menopausa. Recomenda-se também a exposição ao sol (em horários adequados e com uso de filtro solar). É extremamente importante, um programa de prevenção de quedas no idoso, já que é nessa faixa etária que ocorre a maior incidência de fraturas com os maiores agravos à saúde decorrentes das mesmas.
O principal fator de PREVENÇÃO à OSTEOPOROSE é a, atividade física sendo que a mais indicada é aquela que gera sobrecarga e estresse mecânico à musculatura e consequentemente ao esqueleto. Dessa maneira respostas adaptativas desse sistema contribuem para a manutenção da massa óssea. Traduzindo: um bom treino de musculação, adequado à idade e capacidade física pode não só prevenir a OSTEOPOROSE como, em alguns casos, reverter o quadro de OSTEOPENIA. • [pic] • [pic]
Serviço de Fisioterapia do Hospital