Osteoporose
OSTEOPOROSe
CURITIBA
2013
CONCEITO
A osteoporose (ossos porosos) é uma Doença Osteometabólica, caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração na microarquitetura do tecido ósseo, levando à fragilidade mecânica e, consequentemente, a predisposição a fraturas com trauma mínimo, na verdade, os ossos podem ficar tão fracos que mesmo pequenos traumas, como levantar uma sacola de compras ou até tossir, podem levar a fraturas ósseas.
A osteoporose pode não apresentar sintomas, sendo as vezes chamadas de doença silenciosa porque é difícil detecta-la antes que uma dor ou fratura aconteça. A dor nas costas geralmente acontece quando já ocorreu a compressão acentuada nas vertebras com consequente comprometimento funcional. Neste caso as vertebras podem causar deformidades na coluna.
A fraturas que são causadas pela doença podem afetar qualquer região do corpo.Sendo as mais comuns vertebras e colo do fêmur, mas essas fraturas também podem atingir o rádio, úmero, tíbia e pelve.Destes a mais temida e a da pelve. Há duas formas clássicas de Osteoporose: a primária que é classificada em: - Tipo I: (é a osteoporose pós-menopausa, geralmente apresentada por mulheres mais jovens, a partir dos 50 anos). - Tipo II (é a osteoporose senil ou de involução, mais frequente nas mulheres mais idosas, a partir dos 70 anos, e também no homem) e a secundária geralmente é causada por outras doenças.
DIAGNÓSTICO O diagnostico da osteoporose é feito por meio de exames que detectam a densidade dos ossos, sendo possível identificar sinais precoces de osteoporose ou mesmo sinais de enfraquecimento ósseo que ainda não são considerados osteoporose, e sim osteopenia. Tendo como principal exame a densitometria óssea, uma exame indolor, simples e rápido que avalia a densidade dos ossos, em especial a coluna, quadril e pulsos, esse exame também é usado como preventivo no caso das mulheres que estejam acima de 65 anos,