Administrativo
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II – PROFº MARCELLO UTIYAMA
PERT-CPM
PERT — Program Evaluation and review Technique (Técnica de avaliação e controle de programas) CPM — Critical Path Method (Método do caminho crítico).
Um projeto é um empreendimento com características próprias, tendo princípio e fim definidos, conduzido por pessoas para atingir metas estabelecidas dentro dos parâmetros de qualidade, prazo (tempo) e custo.
Gerenciar/administrar um projeto é combinar pessoas, tempo, insumos , sistemas de informação e técnicas gerenciais para atingir os objetivos pré-estabelecidos.
O projeto é um processo destinado a transformar uma idéia em um determinado produto acabado, constituído por bens e/ou serviços.
A programação é o ato de colocar o plano numa base de tempo. O início ou o fim de uma ou mais tarefas define uma etapa do projeto, uma tarefa não pode ser iniciada sem que a etapa precedente tenha sido completada.
As tarefas estão sujeitas a restrições:
1. Restrição de sucessão — impostas por razões tecnológicas e que exprimem condições relativas a ordem de execução.
2. Restrição cronológica — impões data mínima para inicio da tarefa ou datas máximas para o seu término.
3. Restrição dijuntiva — exprime o fato de duas tarefas não poderem ser executadas ao mesmo tempo.
4. Restrição cumulativa — Exprime o fato da M.O. estar restrita a certos limites (ex.: muitas pessoas em uma atividade — entropia do sistema).
Princípios de elaboração de uma rede PERT-CPM:
1. Relacionar as atividades de acordo com o desenvolvimento do empreendimento, caracterizando-se as atividades precedentes e as atividades secundárias (sucessoras).
2. Verificar as atividades que podem ser executadas em paralelo, apresentado desta forma, economia de tempo.
3. Lembrar sempre que: atividade consome tempo e/ou recursos financeiros, eventos não consomem nem tempo e nem recursos financeiros (resultado).
4. Saber que: evento atingido é o que