FHTM I
Coordenação de Serviço Social
PLANO DE ENSINO
CURSO:
SERVIÇO SOCIAL
TÍTULO
BACHAREL
DISCIPLINA:
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
PERÍODO:
2º SEMESTRE
CARGA HORÁRIA
68 H/A
EMENTA:
A disciplina presupõem o estudo da expansão do capitalismo monopolista e o surgimento do Serviço Social na Europa e nos Estados Unidos. As formas de expressão e enfrentamento da questão social na América Latina, particularmente no Brasil, bem como a institucionalização do Serviço Social no contexto do capitalismo tardio até a Segunda Guerra. Far-se-á, portanto uma análise crítica das influências teórico-metodológicas das formas de intervenção construídas pela profissão nos períodos supracitados.
OBJETIVOS
GERAL
Análise da trajetória teórico-prática do Serviço Social no contexto da história da realidade social e as influências das matrizes do pensamento social. O trabalho profissional no processo de produção e reprodução social em relação às refrações das questões sociais nos diferentes contextos históricos.
ESPECÍFICOS
Identificar as bases conceituais e as influências do Serviço Social;
Compreender a expansão do capitalismo e o contexto histórico-social do surgimento da profissão de Serviço Social;
Visualizar o desenvolvimento e a expansão do Serviço Social, numa perspectiva critica.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Desenvolver no discente a capacidade crítica para argumentação tendo por base o panorama sobre do surgimento e desenvolvimento do Serviço Social em nível mundial, nacional e territorial. Situando o alunos nos debates relacionados a atuação e desenvolvimento da profissão.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I:
Surgimento do Serviço Social na Europa e Estados Unidos. A expansão do capitalismo e o contexto histórico-social do surgimento da profissão de Serviço Social. As referências teóricas e a construção de uma prática profissional.
UNIDADE II:
A Questão Social na América Latina