alimentos
Curso : Técnico em Cozinha
Professora: Adriana Rosa
Disciplina: Infraestrutura, Equipamentos e Utensílios de Cozinha.
Introdução
A importância do equipamento de cozinha, vai além da questão de custos, centra-se na possibilidade de realizar um trabalho produtivo, em quantidade e qualidade suficiente, em determinado momento, e na influência que pode exercer no desenvolvimento profissional e empresarial de um estabelecimento.
Equipamentosde Cozinha
Os equipamentos complementam o planejamento da área física uma vez que sua localização define o layout da área das unidades U.A.N, deve atender ao fluxo racional das operações, evitando cruzamento e retornos desnecessários, estrangulamentos das circulações e observar alguns outros procedimentos, para evitar a poluição sonora.
O dimensionamento dos equipamentos tem estreita relação com o número de refeições, porém sua aquisição depende da política da empresa e, muitas vezes, do efetivo da mão-de –obra e da rentabilidade do investimento.
Classificação São classificados em Básicos e de Apoio.
Os Básicos são aqueles necessários a uma U.A.N., como fogão, forno, panelões, baterias, amaciador de bifes, descascador de verduras, máquinas de lavar louças e bandejas, liquidificador e fritadeiras, unidades refrigeradas, cafeteiras, bebedouros, filtros de paredes.
Os de Apoio são aqueles que auxiliam ou facilitam o trabalho, como balcão, equipamentos sobre rodízios, etc.
Dimensionamento Variam de acordo com o tipo de equipamento e, sobretudo, com a fonte de alimentação. Informações como: números de refeições, tempo de cocção, fator de cocção, “per capita” da preparação, são imprescindíveis a estes cálculos específicos para cada