sociologia
Entre as 100 escolas com maior pontuação na edição do Enem de 2011, 90 são privadas. O Colégio Objetivo Integrado, em São Paulo, ficou em primeiro lugar
São Paulo - A lista das 100 escolas com melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (Enem 2011) mostra que as privadas dominam o ranking da educação no país. Apenas 10 públicas estão entre as cem primeiras, três a menos que na edição anterior, quando 13 unidades haviam conquistado nota suficiente.
A média da rede privada foi de 569,2 pontos; da pública foi de 474,2.
Há também concentração das escolas bem pontuadas em certas regiões do país. Quinze estados não têm nenhuma unidade de ensino na lista a seguir: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Confira abaixo quais são, entre as 4.798 escolas privadas e 5.278 públicas com resultados divulgados, as que registraram maior desempenho de seus alunos.
O Ministério da Educação só coloca na lista as escolas em que pelo menos 50% dos alunos matriculados fizeram a prova, com um mínimo de dez alunos concluindo o ensino médio participando do exame.
Questão 1: Considerando as discussões levantadas na aula 6 sobre “formas e finalidades da educação escolar”, estabeleça uma relação entre o texto acima e a construção de um olhar estereotipado sobre a escola. (2,0)
O Brasil é um país muito diversificado com diferentes características culturais ao longo de seu território.A escola é um espaço formador de indivíduos e opiniões.O texto enfatiza a quantidade e o tipo de escola no país que mais aprova no ENEM.Ao fazer isso estereotipa a escola como aquela que aprova e aquela que não alcança o objetivo proposto.O faz ainda sob o caráter regional, mencionando a localização das mesmas, ou seja, caso o aluno estude na região Sudeste, possui maiores chances de aprovação do que aquele que estuda