Corrosão- Ferro
INTRODUÇÃO
A corrosão, ou oxidação, é a palavra usada para nomear a deterioração do metal ou ligas, que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais através de um processo eletroquímico, sendo o resultante desse processo um novo composto, fazendo assim o metal perder propriedades essenciais como resistência mecânica, elasticidade e estética. Para a corrosão acontecer é necessário que o metal esteja em constante contato com o oxigênio e água, fazendo assim com que o metal vire óxidos ou sais. A oxidação do ferro é o exemplo mais conhecido, formando a ferrugem, uma região da superfície do metal funciona como um anodo, onde ocorre a oxidação, que transmite elétrons para a região catodo, onde ocorre à redução do oxigênio, os íons positivos formados no anodo são oxidados pelo oxigênio e hidrato de oxido de ferro. Quando a corrosão esta em um nível muito elevado, torna-se praticamente impraticável sua remoção, contudo existem diversos métodos que previnem a corrosão dos metais, a mais comum entre elas é pintar a superfície do metal, mas a menor esfolação na tinta ira expor o metal, mesmo que numa pequena área, começara a formação da ferrugem neste relatório apresentaremos testes de corrosão com o ferro em diferentes solventes, resultando em alterações no Ph, coloração e saturação da solução.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A corrosão dos metais é um processo natural em que o metal é deteriorado por meio de reações de oxirredução entre ele e agentes naturais, principalmente o oxigênio do ar. Ocorre porque os metais, com exceção do ouro e da platina, possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles perdem elétrons para o oxigênio presente no ar.
A corrosão eletroquímica é mais frequente na natureza e se caracteriza por ocorrer necessariamente na presença de água no estado líquido, com temperaturas abaixo do ponto de orvalho da água,