Corrosão do Ferro
MUCURI
CLEICE RODRIGUES PENA
PÓLO: ALMENARA
CORROSÃO DO FERRO
ALMENARA-MG
NOVEMBRO\ 2014
RESUMO
O experimento aborda o assunto ‘CORROSÃO DO FERRO” , a corrosão é a tendência natural dos metais de sofrerem oxidação, quanto menor o potencial de redução de um metal maior será o seu potencial de oxidação ou seja de sofrer corrosão ,o ferro é um metal de fácil oxidação na presença de oxigênio
,umidade e sal,e de fácil acessibilidade,facilitando as observações das reações químicas e físicas do mesmo. A importância do experimento se está ligada as circunstancias de oxidação do ferro e elementos impedem essa oxidação.
INTRODUÇÃO
Os metais são de grande importância para a evolução humana,desde a antiguidade estão presentes no cotidiano do homem .possuem excelentes propriedades físicas e químicas;no entanto sua aplicaçãosofre limitações(oxidação) em relação ao meio em que são expostos; na tentativa de aumentar a durabilidade de alguns percebeu-se através de estudos , fatores do meio que aumentaria ou retardaria a corrosão do metal.
A corrosão do metal pode ser definida reação química a um corpo por meio de ação química ou eletroquímica provocada pelo meio ambiente .
No experimento utilizamos o ferro ,pela facilidade e rapidez de corrosão,por se um elemento importante (elemento base para liga de aço) e de fácil acessibilidade,o elemento acelera o processo de oxidação (ferrugem) na presença de oxigênio umidade e sal; transformando em óxidos sulfatos cloretos de ferro.A grande importancia desde experimento é a investigação e observação dos processo e circunstâncias em que ocorre a oxidação do ferro .
OBJETIVOS
Observar em que condições e circunstâncias ocorre a corrosão do ferro.
PARTE EXPERIMENTAL
Para quew possamos comparar a natureza do meio, são escolhidos diferentes reagentes. Assim,
Pegou-se 7pregos (dimensões 4 x 1 cm) de ferro, os mesmos foram limpos com uma esponja de