Corrosão ferro
Professora Rachel Magnago
Corrosão Eletroquímica do Ferro
Alessandra Amanda Gabriel
Palhoça
2013
INTRODUÇÃO
A corrosão é a deterioração e a perda de material devido a ação química ou eletroquímica do meio ambiente, aliado ou não a esforços mecânicos. Uma reação de óxido-redução muito importante é a corrosão dos metais. Podemos citar o exemplo mais comum, a ferrugem, que ocorre facilmente com a exposição do ferro ao oxigênio e água. Estima-se que 20% da produção anual de ferro seja utilizado apenas para repor o que a ferrugem desgasta, isto significa para a economia mundial bilhões de dólares, e um custo inestimável para o meio ambiente, já que o ferro é um minério de recurso limitado.
Desta maneira se perguntam, quando o ferro acabar ou suas jazidas ficarem escassas, o que fazer? O homem vem através do tempo manipulando e criando meios de melhorar o meio em que vive e também os materiais que o compõem, desta forma se faz de extrema importância o estudo, as pesquisas e experimentos que possam de alguma maneira criar novos, ou melhorar os mesmos, materiais a fim de conserva-los tornando-os resistentes a ação do ambiente a que é exposto.
OBJETIVOS
Este trabalho experimental tem o objetivo de pesquisar a corrosão do ferro por corrosão eletroquímica, observar sua ação no meio que é exposto e verificar as condições que aceleram e protegem o ferro da corrosão.
MÉTODO
Foram utilizados no experimento três placas de petri.
Na primeira placa foram colocados dois pregos: um prego reto de ferro e um outro curvado. Na segunda placa também foi colocado dois pregos: um fio de cobre em torno de um prego e um outro colocado sobre ele zinco em pó.
Na terceira placa