Análise Socioeconômica do Município de Wenceslau Guimarães e Microrregião Ilhéus-Itabuna
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
Análise Socioeconômica do Município de Wenceslau Guimarães e Microrregião Ilhéus-Itabuna
Emelin Frances Silva Lisboa
Trabalho apresentado ao professor Jaenes Miranda para obtenção de crédito referente à disciplina Introdução à Estatística. Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais.
DEZEMBRO - 2013
ILHÉUS-BA
1. INTRODUÇÃO
Com grande importância econômica para o estado da Bahia, a microrregião Ilhéus-Itabuna destacou-se na época em que a cacauicultura era a atividade mais lucrativa para ambas as cidades, irradiando sua produção e seus resultados financeiros aos municípios circunvizinhos. Contudo, com o advento da crise provocada pelo fungo Moniliophtora perniciosa, conhecido popularmente como vassoura de bruxa, no final da década de 1980, sérios danos às economias locais foram ocasionados, resultando na deflagração de grande crise durante o período, extendendo-se até o início da década de 1990.
A economia da microrregião é voltada principalmente para a indústria, comércio e serviços. Ilhéus, dentro de sua insfraestrutura, conta com um porto, um aeroporto, assim como um distrito industrial onde se destaca o Pólo de Informática. Itabuna é cortada pela BR-101, além de dividir, juntamente com Ilhéus, sua importantância enquanto referência em termos de comércio e serviços na região, e possuir empresas do porte da DPA e Transpetro S/A instaladas em seu território.
Ilhéus e Itabuna, uma vez que são as duas maiores cidades da microrregião sul baiana, possuem, de forma proporcional, maior poder econômico que os outros municípios. No entanto, nosso estudo também abrangerá toda a microrregião, com foco especial no município de Wenceslau Guimarães, incluído na mesma.
As atividades industriais, comerciais e de serviços são as principais geradoras de empregos e divisas para ambos os municípios, e, evidentemente, a arrecadação de impostos