Alimentos
A análise clínica, como já foi dito, é feita a partir de um exame pedido pelo médico. Essa analise ajuda a diagnosticar algum dado ou característica que possa ajudar no diagnóstico de alguma anomalia ou problema de saúde. O exame pode incluir, por exemplo, a coleta de materiais como urina, sangue, fezes ou outros, para serem analisadas e servirem para construir dados. Como esse material pode variar de natureza e de utilidade, os profissionais que irão analisa-lo esse material também poderá ser variado. Biomédicos, por exemplo, fazem parte do “time” de profissionais autorizados à fazer análises clínicas. No caos dos biomédicos, os materiais analisados são relacionados à reprodução humana, análises ambientais, de alimentos, genética e outros.
Farmacêuticos também podem realizar análise clínicas, com exames citológicos, de biologia molecular, microbiológicos e outros. Existe um grande número de farmacêuticos trabalhando nessa área de análises clínicas, em diversas áreas, tanto com laboratórios de análises como em farmácias. Além da atuação na realização do exame, o farmacêutico ainda pode sugerir algum remédio, dependendo do resultado.
Bioquímicos têm atuação em áreas mais restritas sobre análises clínicas e são liberadas a trabalhar com exames relacionados ao DNA, sangue, sorologia e outros. Os biólogos,