Resumo Teoria do conhecimento
Dogmatismo: É um termo usado pela filosofia e pela religião. Dogmatismo é o pensamento que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível. Pode ser entendido como os dogmas de uma religião ou na filosofia como avesso ao ceticismo que questiona o pensamento total da verdade
Ceticismo: Basicamente seria uma doutrina baseada em questionamentos e que considera que não há qualquer verdade e que o conhecimento não passa de “pontos de vista” “opinião” e etc. Os chamados céticos acabam por questionar tudo que lhes é apresentado, pois não creem em dogmas,
Subjetivismo e o relativismo: Entendido como uma doutrina filosófica idealista crê que a verdade provém de cada individuo. E cada um teria sua própria verdade. Predomínio de uma reação pessoal em que os objetos e os conceitos são expressões do sujeito que os observa. Já sobre o relativismo nega as verdades absolutas, caracteriza-se pela negação de que possamos vir a ter um conhecimento objetivo em relação a certas áreas.
Pragmatismo: É movido pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana. Este paradigma filosófico caracteriza-se, pois, pela ênfase dada às consequências-utilidade e sentido prático - como componentes vitais da verdade. Deveria ser investigado apenas o que realmente faz diferença na nossa vida prática. Assim, ele vai contra as reflexões filosóficas abstratas e insuficientes.
Criticismo: Pode ser compreendido como o estudo metódico prévio do ato de conhecer e dos modos de conhecimento, ou seja, uma disposição metódica do espírito no sentido de situar, a pergunta pelo conhecer deve ter primazia sobre a pergunta acerca do ser, uma vez que, sem aquela, não se pode garantir com segurança sobre que bases à questão do ser estão sendo afirmadas. Por fim pode ser resumido como a atitude que nega ta verdade do conhecimento.
Racionalismo: Iniciou como a