Resumo de Teoria do Conhecimento
DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
TURMA: 5401131
DISCENTE: Daniel Leonardo Rocha de Araujo ..... 21402
TEORIA DO CONHECIMENTO
O Conhecimento e Teoria do Conhecimento
A Teoria do Conhecimento é uma área da filosofia que “se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento”.
Mas o que significa conhecer? Conhecer é a relação que existe entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. É através do conhecimento que o ser humano se difere dos demais animais, porque pelo conhecer o homem consegue evitar ser submetido à natureza.
Contudo, ele só acontece quando há a união de três elementos: o sujeito que conhece, o objeto conhecido e a ideia. Nessa tríade, quem detém o conhecimento é o sujeito, o que será conhecido é o objeto e a ideia diz respeito à interpretação do objeto pelo sujeito.
“A realidade é tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimento. São eles, o conhecimento científico, o empírico, o filosófico e o teológico.”
Conhecimento Científico:
É o conhecimento sistemático, racional, requer rigorosidade. É através dele que se verifica a realidade.
Conhecimento Empírico:
É o modo comum, espontâneo de conhecer, as informações são transmitidas por experiências do dia-a-dia. E é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos.
Conhecimento Filosófico:
É o conhecimento que se baseia em interrogar a fim de interpretar os eventos que não são captados pela observação sensorial, exige um método racional. Ele estuda as ideias, que são exigências lógicas não redutíveis a realidades materiais. Divide-se em duas correntes filosóficas – o empirismo e o racionalismo, que são formas diferentes de explicar como o homem obtém o conhecimento.
O racionalismo diz que só se conhece através da razão - fonte principal e exclusiva do conhecimento. E considera somente esse