Gestão de incidentes
TÍTULO:
Página:
1 de 7
GESTÃO DE INCIDENTE
DOCUMENTOS
REFERENCIADOS:
EPI´S:
Data:
PROCEDIMENTO
CORPORATIVO
APLICABILIDADE:
Não aplicável
OBJETIVO:
Estabelecer medidas a serem adotadas para comunicação, registro, classificação, investigação e análise de incidentes Ambientais e de Segurança e
Saúde Ocupacional a fim de determinar as causas, efeitos, danos, consequências, bem como propor as ações corretivas e preventivas necessárias.
ELABORAÇÃO:
MSGI
Grupo de Trabalho
CONSENSO:
Equipe SSMA
APROVAÇÃO:
DESCRIÇÃO
1. DEFINIÇÃO
Incidente: Evento(s) relacionado(s) ao trabalho no qual uma lesão ou doença (independentemente da gravidade) ou fatalidade ocorreu, ou poderia ter ocorrido.
Acidente Ambiental: Eventos inesperados que afetam, direta ou indiretamente, a segurança e a saúde da comunidade envolvida, causando impactos ao meio ambiente como um todo.
Acidente: É um incidente que resultou em lesão, doença ou fatalidade. Uma situação de emergência é um tipo particular de incidente.
Quase-acidente: É um incidente no qual não ocorre lesão, doença ou fatalidade pode também ser denominado
“quase-perda”, “ocorrência anormal” ou “ocorrência perigosa”.
Acidente do Trabalho: É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
Acidente de Trajeto: Ocorrido no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado, desde que não haja interrupção ou alteração de percurso por motivo alheio ao trabalho.
Doença Profissional: a doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do