historia da Educaçao
Todos temos plena consciência de que fatos importantes estão sendo sumariamente apresentados e até alguns omitidos. Trata-se do risco que se corre c om esse tipo de empreendimento que nos propomos realizar.
A REFORMA BENJAMIM CONSTANT
A reforma teve um autor que era militar de formação positivista que esteve a frente do primeiro ministério criado para cuidar das questões educacionais (ministério da instrução pública e dos correis e telégrafos). Os princípios orientadores da reforma eram: liberdade e laicidade do ensino gratuitamente da escola primária. A organização era da seguinte forma:
A escola primária organizada em 2 ciclos: 1º grau para crianças de 7 a 13 anos, 2º grau para crianças de 13 a 15 anos.
Escola secundaria com duração de 7 anos,
Ensino superior reestruturado: politécnico, de direito de medicina e militar. Em dois de janeiro de 1891, foram publicados dois decretos com providencias nesta direção. Em relação ao plano curricular do ensino secundário, a reforma B.Constant, sem suprimir a parte tradicional do currículo, ou seja , o estudo do latim e do grego , propôs que a sua parte principal fosse construída pelo estudo das ciência fundamentais, em um curso de sete anos, na ordem logica de sua classificação estabelecida por Augusto Comte, um dos mentores da filosofia positivista. Desse modo a organização curricular do ensino secundário adquiria a seguinte estruturação:
1º ano: aritmética(estudo completo) e álgebra elementar (estudo completo);
2º ano: Geométrica preliminar, trigonometria retilínea e geometria espacial;
3º ano: geometria geral e seu complemento algébrico, calculo