metabolismo celular e fermentação
(Pedro A. B. Neto *pedrobrasil95@gmail.com)
INTRODUÇÃO
Nessa prática de laboratório, abordamos o tema relacionado aos respectivos processos de metabolização e fermentação celular, onde por meio de experiências fazendo a utilização de levedo vivo e morto, feijões vivos e mortos e ainda utilização de folhas vivas e mortas, chegamos a conclusão de realização desses processos químicos.
METODOLOGIA
Nessa experiência laboratorial fizemos a utilização dos seguintes materiais:
1. Tubo de ensaio;
2. Tubo de ensaio grande;
3. Pipetas;
4. Pipetador;
5. Bastão de vidro;
6. Dois tubos de Durham;
7. A utilização de levedo ( vivo e morto) ,folha (viva e morta) e feijão (vivo e morto);
8. Substância de ph ácido, básico e neutro;
9. Indicador químico de ph azul de bromotimol;
10. Algodão e papel alumínio;
CONCLUSÕES
Observamos que a partir das experiências obtidas pelos materiais utilizados, houve sim a percepção de metabolismo celular e fermentação, onde a glicose (6 carbonos) através do processo de glicólise, acaba transformando 6 carbonos em apenas 3, fazendo disso os dois ciclos , o de respiração(O2) e o de fermentação (CO2 +H2O) fabricando assim ATP (adenosina trifosfato) que é responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. Vale ressaltar que o processo de respiração celular ou respiração aeróbia ocorre em todos os seres vivos aeróbios, e o processo de fermentação ou respiração anaeróbia ocorre em seres heterotróficos.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Na experiência onde utilizamos levedo vivo e morto no tubo de ensaio pequeno, foi possível verificar que em tais reações obtivemos o processo de fermentação. No tubo de ensaio que tínhamos o levedo vivo colocamos o tubo de Durham também com a mesma substância de levedo, e ao final de 14 minutos observamos que o tubo de Durham havia se elevado até a borda do tubo de ensaio, verificando assim que isso ocorreu pelo fato da produção de CO2 dentro do