Afetividade
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA MONETÁRIA
Alunos: Daniela Alves da Silva Mariana Carla Lima Franca Rosenildes Lacerda da Silva Wendell Carregosa Santos
Trabalho referente à disciplina
Fundamentos de Economia,
Ministrada pelo professor
Phillipe Farias Ferreira.
São Cristóvão,
31.10.2011
Teoria Monetária
Introdução
O estudo e o funcionamento do sistema monetário no ambiente econômico é denominado Teoria Monetária. Assim, para se estudar a Teoria Monetária os economistas têm como principal ferramenta a moeda a partir de uma perspectiva analítica do seu comportamento em seu ambiente natural, o mercado financeiro. Dessa forma, a Teoria Monetária busca compreender a razão constante escassez e excesso de moeda em que todas as economias do mundo se deparam em determinados espaço de tempo. ( MENDES, 2009)
Segundo Rossetti (1988), “a moderna organização da atividade econômica apoia-se, essencialmente na divisão do trabalho”. Tudo isso pressupõe que a formação de sistemas de trocas progressivamente complexos o que acaba evoluindo para o surgimento e aperfeiçoamento de uma nova organização monetária. Desse modo a moeda se encontra intrinsecamente associada á organização dos modernos sistemas econômicos, funcionando como uma ponte entre cada agente econômico e a aquisição de bens e serviços a sua subsistência e bem estar.
Ainda segundo esse mesmo autor, “a divisão do trabalho pressupõe, todavia, um sistema de troca ágil e bem estruturado – e esse sistema fundamenta-se na ampla utilização de instrumentos monetários”.
Nos primeiros momentos históricos em que a divisão do trabalho começou a ser praticada, são estruturados primitivos sistemas de