afetividade
—
Refere-se à capacidade, à disposição do ser humano de ser afetado pelo mundo externo/interno por sensações ligadas a tonalidades agradáveis ou desagradáveis;
— Ser afetado é reagir com atividades internas/externas que a situação desperta;
— A teoria aponta três momentos marcantes, sucessivos na evolução da afetividade: emoção, sentimento e paixão;
— Os três resultam de fatores orgânicos e sociais, e correspondem a configurações diferentes;
— Na emoção, há o predomínio da ativação fisiológica, no sentimento, da ativação representacional, na paixão, da ativação do autocontrole.
as emoções como os sentimentos e os desejos são maniinfestaçõe da vida afetiva. hoje em dia costuma-se substituir emoção por afetividade, tratando-as como sinônmos, mas, não são. as emoções possuem caracteristicas que as distiguem das manisfestações da afetividade. São sempre acompnhadas de alterações orgânicas, como aceleração dos batimentos cardiacos, mudanças no ritmo da repiração. dificuldades na digestão, secura na boca, provocam também alterações na mimica facial, na postura, como são executado os gestos que são visiveis do exterior.
No bebê, os estados afetivos são vividos como sensações corporais, e expressos sob forma de emoções. ex.
Logo quando o bebê aprende a falar, modificam-se e ampliam-se os motivos dos estados afetivos. Tornam-se possiveis manifestações afetivas como os sentimentos que diferente das emoções, não iplicam obrigatoriamente em alterações corporais visíveis. Ao longo do desenvolvimento, a afetividade vai adquiridno relativa independência dos fatores corporais. Os recusrso à fala e a representação mental faz com que variaçõe afetivas possam se r provocadas por situações abstratas, e possam ser expressas por palavras.