Elementos Constitutivos da Renovação do Serviço Social
A procura de referencia teórica que fosse cabível a realidade Latino-americano como, por exemplo: Um meio de ver e analisar as questões que surgiam na época como favelização.
A procura de modelos metodológicos que enquadra-se a real necessidade do momento vivido e assegurasse à práxis, como por exemplos: uma metodologia, que levasse a uma atuação profissional a qual atendesse as demandas da real conjuntura em que os países da America latina vivenciavam.
A elaboração de uma fonte literária própria a qual suprisse às exigências da realidade em questão, como por exemplo: a gama de autores que o Serviço Social hoje possui.
A perspectiva Modernizadora obteve sua primeira expressão no 1º Seminário Regional Latino Americano de Serviço Social realizado no ano de 1965 em Porto Alegre.
Foi o posicionamento de assistentes sociais para se adequarem aos projetos sócios políticos do governo, que intencionavam adequar o país as leis do capitalismo vigente da época, tais profissionais se modernizaram metodologicamente e se aperfeiçoaram profissionalmente para assim poderem atuar em instituições burguesas remodeladas no regime militar. Tal Perspectiva o correu num período de crise no Serviço Social internacional que surgia ao mesmo tempo em que se manifestava mudanças políticas, econômicas e sociais no regime militar.
Jose Lucena Dantas foi o principal representante da Perspectiva Modernizadora no Brasil e sua característica era de se ajustar ao projeto econômico do governo militar, defendia a teoria Funcionalista, onde as estruturas sócias não eram questionadas. O trabalho do assistente social era voltado para as necessidades existentes do usuário, não havendo questionamento as causas que por ventura eram geradoras da questão social, os indivíduos simplesmente tinham que se adaptarem as normas sociais.
As ideias dos profissionais adeptos a Perspectiva Modernizadora foram discutidas em duas grandes