renova questões
Renovação do Serviço Social
2. Alteram-se as demandas e sua inserção nas estruturas organizacional-institucionais. Quais as quatro dimensões na profissão que sofreram os reflexos desse processo de acordo com Netto?
a. As condições do seu exercício profissional
b. A reprodução da categoria
c. A formação dos seus quadros técnicos
d. Suas referências teórico-culturais e ideológicas
3. A renovação do SS no Brasil é impensável sem situá-la na dinâmica de crise do ciclo autocrático burguês. Porque?
4. Salientar o vinculo entre a autocracia burguesa e a renovação do S.S. não quer dizer que aquele regime priorizou a deslegitimação das formas profissionais vigentes até o momento de sua emersão. Porque?
5. O regime autocrático burguês preservou traços do SS tradicional. Tudo indica que este componente atendia a duas necessidades. Explique que necessidades eram essas...
R. Preservar os traços mais subalternos do exercício profissional, de forma a continuar contando com um extrato de executores de políticas sociais localizadas bastante dócio, e ao mesmo tempo anular qualquer projeção profissional que fosse de encontro ao que estava sendo colocado pela autocracia burguesa. (ler - nota 6, p. 118)
6. Ao mesmo tempo em que a autocracia burguesa apostou forças na vitalidade do S.S. tradicional, o seu movimento fez com que o S.S. sofresse algumas reformulações. Explique essa afirmação.
7. A autocracia burguesa impõe a reorganização das condições novas do Estado em tempos de capitalismo monopolista. Essas condições ferem o S.S. em dois níveis, quais são eles?
8. Explique quais foram os rebatimentos do regime autocrático burguês na prática profissional do Serviço Social?
9. Explique quais foram os rebatimentos do regime autocrático burguês na formação profissional do