Afetividade
- Fundamental no desenvolvimento da personalidade
Os domínios fundamentais: ato motor, conhecimento, afetividade e pessoa. Eles dão uma direção ao desenvolvimento da vida humana.
- Domínio fundamental (afetividade): Dois fatores: Orgânico e Social.
Wallon defende uma evolução progressiva da afetividade. Ele diz que ela se distancia da base orgânica e se aproxima cada vez mais da base social. (A afetividade que inicialmente é determinada basicamente pelo fator orgânico passa a ser fortemente influenciada pela ação do meio social. Tanto que Wallon defende uma evolução progressiva da afetividade, cujas manifestações vão se distanciando da base orgânica, tornando-se cada vez mais relacionadas ao social.)
A afetividade deve ser diferenciada das suas manifestações (sentimento, paixão, emoção). Ela é um campo mais amplo que inclui tudo isso e mais as primeiras manifestações afetivas que são basicamente orgânicas. Ou seja, a afetividade é um domínio fundamental abrangente que tem diversas manifestações, que são desde as primeiras orgânicas até as emoções, sentimentos e paixão.
Essas manifestações da afetividade, geralmente, são confundidas. Porém elas são bem diferentes. As primitivas são mais gerias e quase não dá para diferencia-las, já as emoções são reações instantâneas e efêmeras que se diferenciam em alegria, tristeza, cólera e medo. Por outro lado, o sentimento e a paixão são manifestações que regulam ou estimular uma atividade psíquica. Ambos são estados subjetivos e mais duradouros e tem origem nas relações com os outros, porém eles não se confundem entre si.
A afetividade, por ter esse sentido amplo, está sempre relacionada com o bem estar ou o mal estar do individuo. Ela se desenvolve de duas formas: orgânica e social. Quando os motivos que provocam os estados de bem-estar e mal-estar estão ligados às sensibilidades interoceptivas, proprioceptivas e exteroceptivas, temos uma etapa em que a afetividade é de base orgânica –