As Mídias na Educação
Os tempos são outros e é quase impossível negar a influência das mídias no cotidiano das pessoas. Nossas crianças, antes mesmo de serem alfabetizadas na escola já passaram pela educação familiar e pela mídia eletrônica. Nosso propósito, enquanto futuros professores é por em pauta em que níveis pode ser pensada a relação comunicação, meios de comunicação e escola, bem como discutir os pontos positivos e os pontos negativos do uso de mídias na educação. Comecemos pelos níveis de relação entre comunicação, meios de comunicação e escola. Essa relação se estabelece em três níveis: organizacional, de conteúdo e comunicacional. No nível organizacional, defendemos uma escola mais adaptada aos indivíduos que a compõe, capaz de comparar o nível de discurso com as expressões de participação. No nível de conteúdo, pregamos uma escola que adapte os seus conteúdos a realidade vivenciada por seus alunos. Por fim, no nível comunicacional, defendemos a incorporação de ferramentas contemporâneas, dialogando com os instrumentos convencionais.
Uso de mídias na escola: pontos positivos e pontos negativos
a) Principais Pontos Positivos:
As mídias tornam as aulas menos cansativas;
A utilização de DVD, slide, internet, entre outros aparatos midiáticos são capazes de prender mais facilmente a atenção do aluno;
O uso de tecnologia em sala de aula facilita a apreensão da realidade, visto que é capaz de mostrar um mesmo objeto em diferentes focos.
b) Principais Pontos Negativos:
A mídia dispõe de uma grande quantidade de informações deturpadas da realidade;
As mídias por si só não são suficientes. Se faz necessária a presença de uma professor que o ajude a questionar, relativizar, contextuar e hierarquizar o que lhe é informado.
Se mal utilizada, as tecnologias tornam as pessoas acomodadas.
Cabe destacar que a negatividade da mídia não está no uso, mas sim na má administração da tecnologia. A mídia torna o ensino-aprendizagem mais rápido e