Mídias na educação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TV Como Meio Educativo
Cuiabá/MT 2012
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TV Como Meio Educativo
EDLAINE ARAUJO DA SILVA
Trabalho apresentado para Avaliação Parcial do Desempenho Escolar na disciplina de Ludologia; do curso de Pedagogia, da Universidade de Cuiabá.
Cuiabá/MT 2012
Introdução
Mídia é uma palavra trazida do inglês mass media, que significa meios de comunicação. Este trabalho aborda sobre as mídias na educação da criança e sua influencia na mesma. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica com a finalidade de entender sobre o tema proposto, sua influencia e como se dá o processo mídia-educação.
Na perspectiva de educadores comprometidos com a formação da criança, o que se observa é que o direito delas não tem sido respeitado mediante as mídias. A criança é vista pelos veículos de comunicação como elemento que suscita consumo. Nas propagandas, noticiários, novelas, filmes ou desenhos, se observam o apelo ao espetáculo sobre a imagem da criança atendendo aos interesses do comércio, quer seja de um produto, de uma idéia, ou do alcance de um índice de programação.
Breve Histórico sobre o surgimento das mídias
Mídia-educação é um conceito que se refere a um trabalho educativo sobre os meios, com os meios e através dos meios de comunicação. Surge a partir de 1950 como uma preocupação em relação às questões políticas e ideológicas que a mídia poderia inferir. Já nesta época, jornalistas e educadores demonstram sua preocupação quanto aos efeitos da exposição às mídias de massa no que se refere à formação de crianças e jovens. Surgem a partir de 1960 organismos internacionais, como a Unesco, preocupados com a educação para as mídias. Entretanto, inicialmente a preocupação estava relacionada à mídia-educação como objeto de estudo (como ocorre sua inserção e