Midias Educação
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE PENÁPOLIS
Síntese elaborada por Stella Buranello Godinho de Souza, para disciplina ....
Mídia-Educação: Contexto. História e Interrogações.
De acordo com o texto de Maria Luiza Belloni, pode-se destacar a trajetória e a importância da utilização da mídia-educação na formação de nossos alunos mostrando que as tecnologias de informações e comunicação estão presente em todas as esferas sociais e portanto devem ser integradas ao processo educacional, mas aponta as dificuldades que a escola tem em introduzir essas tecnologias, pois elas permaneces precárias para oferecer uma educação de qualidade. Para Belloni, atuar a partir da Mídia-Educação “significa antes de mais nada falar a linguagem dos alunos, usar os meios de comunicação para criar ótimas condições de ensino e priorizar a comunicação sobre os padrões escolares”.
A autora também discorre sobre as mídias, seu contexto e aplicabilidade na linha do tempo de nossa história, desde a repressão enfrentada na ditadura militar, o início do “poder” da mídia através da televisão nos anos 70, os avanços dos anos 80, a difusão das mídias interativas na passagem do século através de computadores pessoais e telefones celulares até a completa inclusão digital e a nova geração de “Nativos digitais”.
Durante essa análise, verifica-se que o texto gira em torno da constatação da evolução e da inovação tecnológica, da apropriação da TICs como parte integrante da vida e do cotidiano de todos, mas a escola ainda não consegue se apropriar de todas as inovações existentes.
Partindo dessa perspectiva, a autora aborda a interação social existente entre as pessoas e as informações incríveis vindas da informática e das telecomunicações, mas mostra a contrapartida existente entre as TIC e a relação inadequada na formação dos professores. Apesar de todas as tecnologias existentes e disponíveis e do investimento na Educação a Distância, os