Afetividade
A mediação do professor
Professora Orientadora Verônica Cedraz
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 9711)- Trabalho de Graduação
11/04/12
RESUMO
Este artigo proporciona uma apreciação da relação estabelecida entre a afetividade e o processo de ensino e aprendizagem, e sua relação que está inteiramente ligada ao desenvolvimento do aluno.
Palavras-chave: aprendizagem, afetividade, educação, emoções.
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa refere-se ao Trabalho de Graduação, requisito obrigatório do Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI, tendo como tema a importância da afetividade em sala de aula.
A pesquisa tem os objetivos de verificar a importância da afetividade em sala de aula e demonstrar que o uso da afetividade contribui para a aprendizagem dos alunos. Para atender as metas propostas, a pesquisa está organizada em oito seções para o melhor entendimento do assunto. Na primeira seção se apresenta a introdução, na segunda seção se mostra o conceito do que vem a ser afetividade, na terceira seção mostra um pouco da afetividade na sala de aula, na quarta seção mostra a influência da família na escola, na quinta seção apresenta um dos temas transversais importante na afetividade que é a ética, na sexta seção aborda material e métodos usados na pesquisa,na sétima seção abrange a análise e discussão respondendo os objetivos da pesquisa, na oitava seção aborda a conclusão da pesquisa. AGUARDAR... SÓ SE FAZ NO FINAL.
2 O QUE É AFETIVIDADE?
Diversos estudos têm direcionado atenção para a dimensão afetiva do comportamento do ser humano. A partir de pesquisas que dão ênfase nas interações sociais, destacando-se o papel determinante do outro no desenvolvimento e na constituição do sujeito, tem se consolidado teorias que se baseiam numa visão mais preocupada com a visão integrada do ser humano.
Na educação, a crença de que a