A contribuição pedagógica do jogo e da brincadeira na educação infantil
Muitas vezes os pais não permitem que seus filhos passem por todas as etapas do seu desenvolvimento, eles exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança.
E necessário a urgente conscientização dos profissionais da infância em ensinar numa perspectiva lúdica a partir dos jogos e das brincadeiras na educação infantil, pois incessantemente vários teóricos, como ALMEIDA 2000, WALLON 1945, CUNHA 1994, CELESTIN FRENET 1966, VYGOSTKY 1998 e outros comprovam em seus estudos que o jogo e a brincadeira só trazem benefícios às crianças.
Por isso, as instituições de educação infantil juntamente com os professores e demais servidores necessitam colocar em sua prática diária as brincadeiras e os jogos como uma ferramenta que auxilia as crianças no desenvolvimento e além disso, propiciar uma aula mais interessante e significativa ao mundo das crianças.
2
A importância do brincar na infância
Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, negociar, transformar-se, ser.
Quando falamos em brincar na Educação Infantil, precisamos primeiro nos conscientizar que o professor da Educação Infantil, (0 á 5 anos) precisa compreender a importância do brincar na infância, dos jogos e das brincadeiras nessa faixa etária. 3(”O brincar é uma necessidade básica e direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa”) ALMEIDA, M. T. P, 2000.
Brincar é fazer amigos, é desenvolver a sua criatividade, integra-se no mundo, é aprender a viver e a relacionar-se com outras pessoas de forma sadia.
O brincar pode acrescentar ainda mais á criança se houver um objetivo pedagógico.
O professor ao propiciar a criança jogos e brincadeiras estará trabalhando o processo de socialização, e ainda auxiliando a criança no seu comportamento, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, e a capacidade motora e de raciocínio.
Talvez poucas pessoas saibam a importância da brincadeira para o