Projeto jogos e brincadeiras
Nos dias atuais, muito tem se discutido sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem de crianças da Educação Infantil.
Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo analisar a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, tendo como referência os jogos e brincadeiras desenvolvidas em contexto escolar.
A importância desse projeto se dá devido ao fato de que brincar é direito de toda criança, porém nem todas têm esse direito respeitado; principalmente as menos favorecidas, onde o brincar fica em segundo plano. E quando vão para a escola muitos professores preferem que fiquem paradas só reproduzindo o que é mandado.
No entanto, não podemos esquecer que toda brincadeira deve ter um objetivo, e que sua função contribui para o desenvolvimento global da criança.
Através do brincar a criança representa tudo que está a sua volta, e com isso vai construindo seus próprios valores, idéias e conceitos. Parte daí a importância de se discutir esse assunto e refletir sobre a necessidade de se trabalhar ludicamente, pois a medida que a brincadeira acontece a criança mantém contato com emoções diversas e desenvolve-se.
Neste sentido, os jogos e brincadeiras não são apenas um entretenimento, mas uma atividade que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. O mundo da criança está voltado para as brincadeiras, onde ela própria reproduz situações concretas do cotidiano de um adulto.
Segundo Macedo (2000, p.13), “O brincar é fundamental para o nosso desenvolvimento. É a principal atividade das crianças quando estão dedicadas às suas necessidades de sobrevivência (repouso, alimentação, etc.). (...)”.
Brincar é direito de toda criança, porém sabemos que nem todas têm esse direito respeitado, principalmente as menos favorecidas; onde o brincar fica em segundo plano. E quando vão para a escola muitos professores preferem que fiquem paradas só reproduzindo o que é mandado, sem ao