Projeto de tcc - jogos e brincadeiras
Esse projeto de pesquisa será para apresentar uma reflexão sobre a importância dos jogos e das brincadeiras para que seja o desenvolvimento integral das crianças da faixa etária de 5 e 6 anos de idade, as quais frequentam as escolas na Educação Infantil que será observado na rede pública do município de Vila Velha, na qual será escolhida.
É preciso dizer que a brincadeira acontece onde quer que a criança se encontre, independentemente do local. Basta um pequeno estímulo para que sua imaginação leve para um mundo repleto de criatividade. Tendo em vista que o jogo e a brincadeira não se podem ser visto apenas para o divertimento e ou até mesmo para desgastar energia, pois os mesmo favorecem os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos. Como Jean Piaget afirma que “o professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir”.
Sendo assim, o tema em discussão O jogo e a brincadeira têm como objetivos de analisar as suas contribuições, e suas caracterizações dentro do desenvolvimento das crianças e compreender o jogo e a brincadeira como recurso pedagógico e não como um mero passatempo. Os professores devem acreditar na capacidade dos jogos e das brincadeiras, tendo a criança como um ser ativo, pensante e participante, que aprecia as novidades e também aprende brincando. Isso foi dito por que muitos professores não concordam que essa metodologia de aprendizado funcione.
DEMILITANDO O PROBLEMA
Jogos e Brincadeiras
Educação Infantil
Escola Pública Municipal
Vila Velha
O PROBLEMA
Como se caracteriza os jogos e as brincadeiras da Educação infantil nas escolas públicas municipais de Vila Velha da faixa etária de 5 e 6 anos?
HIPÓTESES
Os jogos e as brincadeiras da Educação Infantil nas escolas públicas municipais de Vila Velha são caracterizados pela falta de planejamentos. Nas escolas públicas municipais de Vila Velha, se predomina nos professores