educação física escolar
Educação, movimento e ludicidade: uma proposta metodológica para otimizar a aprendizagem no Ensino Fundamental.
2. JUSTIFICATIVA
A identidade da Educação Física deve ser constituída a partir de concepções e perspectivas contidas na proposta pedagógica da instituição, assim como a de qualquer outra disciplina.
Haja vista que as características principais da Educação Física são o movimento e a cultura corporal, isso não implica afirmar que a mesma não contribuirá no desenvolvimento cognitivo e social do aluno.
Portanto o ensino da Educação Física não se limita apenas no intuito da movimentação corporal, mas também contribuindo junto às demais disciplinas curriculares na formação do aluno. Essa interdisciplinaridade proporciona saberes muito mais construtivo e participativo pelo sujeito aluno, é uma aprendizagem espontânea, e Fortuna (2007, p.2) diz: “É por isso que a aprendizagem escolar beneficia-se da brincadeira, e não porque um conteúdo específico do currículo escolar pretendeu ser ensinado por meio de um jogo”.
Nas últimas décadas com o avanço tecnológico as brincadeiras tradicionais foram substituídas pela tecnologia e informatização. As brincadeiras se dissiparam, poucos são vistas e já não se fazem tão presente no cotidiano das crianças. Foi-se o tempo em que a construção do brinquedo passava pelas mãos da criança, ela mesma criando e recriando as brincadeiras. E a escola não está preocupada em manter ou em resgatar essas brincadeiras que não mais para o aspecto cultural, que já é uma grande perda, mas para aspecto pedagógico para a atividade física, no nível de ensino fundamental menor onde não há a institucionalização do professor de Educação Física na rede pública de ensino.
As brincadeiras supõem interação. Por isso, a participação em brincadeiras contribui para a formação de atitudes sociais: respeito mútuo, solidariedade cooperação, obediência ás regras, senso de responsabilidade, iniciativa pessoal e grupal.
O Projeto vai