educação fisica escolar
Marcos Internacionais de Memória
1423: A escola La Giocosa de Mantova foi estabelecida por Vittorino Rambaldoni da Feltre no norte da Itália, primeiro educador a colocar a educação do corpo no mesmo nível das disciplinas tidas como intelectuais.
Século XVII: A Educação Física não era considerada como um aspecto essencial da educação para ser tratado, salvo em raras exceções.
Século XVIII: A Educação Física já era alvo de atenção a qual eram buscadas soluções, apesar de que, na maioria dos casos, as mesmas se fundamentassem em mero empirismo.
1762: Jean Jacques Rousseau (1712-1778), enciclopedista e pedagogo suíço, escreveu e publicou a obra “Emílio ou da Educação” em que foi ressaltada a importância do exercício do corpo e do espírito. A Educação Física ocupou uma importante função na concepção de Rousseau, já que era considerado um dos meios mais seguros para se estabelecer relações naturais entre o homem e as coisas (experiência que a criança adquiria sob a ação das coisas externas).
1774: Johann Bernard Basedow (1723-1790), estabeleceu sua escola-modelo – Philanthropinum, em Dessau, Alemanha, onde a ginástica estava incluída no currículo escolar e possuía o mesmo