Biologia Celulas
Ao longo do tempo, foram contruídos microscópios cada vez mais poderosos.
Os microscópios ópticos, são aqueles apresentam um sistema de lentes que amplia a imagem do objeto observado. Eles podem ser mono ou binocular.
Os melhores microscópios ópticos são aqueles em que a imagem é ampliada com o auxílio da luz que atravessa o objeto, aumentado a imagem cerca de 2 mil vezes.
Os microscópios eletrônicos são instrumentos sofisticados de pesquisa, são muito grandes e conseguem imagens mais ampliadas em até 400 mil vezes.
A descoberta da célula ocorreu após a invenção do microscópio por: Hans e Zacarias Jensen (1590). Robert Hooke, 1665, apresentou à Real Sociedade de Londres resultados de suas pesquisas sobre a estrutura da cortiça observada ao microscópio em finos cortes. O material apresentava-se formado por pequenos compartimentos hexagonais delimitados por paredes espessas, lembrando, o conjunto, os favos de mel das abelhas. Cada compartimento foi chamado célula (pequena cavidade). Sabe-se hoje que o tecido observado por Hooke (súber) está formado por células mortas, em cujas paredes houve deposição de suberina, tomando-as impermeáveis e impedindo as trocas de substâncias (entrada de alimentos e oxigênio, saída de detritos etc.). Após a suberificação e morte do tecido, restam as paredes espessas, delimitando espaços cheios de ar. (Fig.)
Teoria celular:
Todo ser vivo é formado por células.
Toda célula se origina unicamente de uma célula preexistente
As células contém material genético
Todas as reações