Biologia: A célula
MACAPÁ – AP
2014
DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE
Trabalho apresentado à disciplina de Ciências Moleculares e Celulares (CMC), ministrada pela professora Débora Palmeira Martins, no curso de Odontologia 1º termo B, da Faculdade de Macapá – FAMA.
MACAPÁ – AP
2014
1. DIVISÃO CELULAR:
Divisão celular é o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. Nesse caso, dividir significa duplicar, pois as novas células são capazes de crescer e de se transformar em células idênticas à original. A divisão celular é a maneira pela qual organismos unicelulares se reproduzem e as células dos organismos multicelulares se multiplicam, possibilitando o crescimento.
A divisão da célula faz parte do que os biólogos denominam ciclo celular; este é um período que se inicia com o surgimento da célula, a partir da divisão de uma célula pré-existente, e termina quando ela se divide em duas células-filhas.
1.1 CICLO CELULAR:
Os citologistas dividem o ciclo celular em duas etapas: divisão celular e interfase. A divisão celular compreende a mitose (divisão do núcleo) e a citocinese (divisão do citoplasma). Em geral, a mitose e a citocinese duram menos de 1 hora, o que corresponde a cerca de 5% da duração total do ciclo celular. Nos 95% do tempo restantes a célula permanece em interfase, definida como o período entre duas divisões celulares consecutivas.
Durante a interfase, os filamentos cromossômicos permanecem descondensados no interior do núcleo, constituindo a cromatina. É no período de interfase que o DNA cromossômico está em plena atividade, produzindo moléculas de RNA com instruções para a síntese de proteínas. É também durante a interfase que a célula cresce e que as moléculas de DNA dos cromossomos se duplicam, preparando a célula para a próxima divisão.
1.2 INTERFASE: G1, S e G2:
Com base no período