Educação física escolar
SOLLER, Reinaldo. Educação Física: uma abordagem cooperativa. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
Assunto: esse tema como prioridade abordar os conhecimentos do esporte cooperativo.
Tentar mostrar que o esporte pode ser ensinado de forma dinâmica e social, sem referenciar apenas o treinamento, mas sim preparar o aluno para uma vida social. Mostrar que não é só aquele aluno que é bom para o esporte e tem oportunidade e sim que o esporte da oportunidade para todos.
Palavras chaves: Educação física escolar, esporte, professor, treinador, ensinar. Há algum tempo a Educação Física foi voltada apenas para o esporte de rendimento com o intuito de revelar atletas. Nos dias de hoje ainda se vê o esporte de rendimento como pilar nas aulas de Educação Física, servindo apenas para excluir e formar times que causa frustração tanto no aluno quanto no professor, pois a decepção é de ambos.
Pois nessa linha de pensamento o professor de Educação Física Escolar passa a ser valorizado e respeitado de acordo com o número de troféus que se conquista.
Essa teoria fez com que a Educação Física tomasse rumores diferentes, dando atenção apenas para o esporte de rendimento e esquecendo do esporte cooperativo.
Esporte cooperativo tem como finalidade formar cidadãos, onde o principal objetivo da Educação Física Escolar e fazer com que a criança sinta prazer no que esta fazendo, se divirta.
O esporte é um dos grandes conteúdos da Educação Física Escolar e deve fazer parte do programa, mas sem cobrar resultados, sem levar para o lado competitivo e sim dar oportunidade para todos, devemos ensinar para alem das técnicas, regras e táticas de jogo.
Quatro dimensões principais no ensino do esporte: * Ensinar esporte a todos. * Ensinar mais que esporte a todos. * Ensinar bem esporte a todos. * Ensinar a gostar de esporte.
Enfim, quando todos os que querem jogar participarem ativamente do início ao fim da atividade, sem precisar ser o melhor, mais forte,